Medidas de Acessibilidade

Visando   atender   ao   que   dispõe   a  Resolução   Nº   401   do   CNJ, de   16/06/2021, notadamente  o  art.  4º,  o  TRT  da  19ª  Região  tem  tomado,  gradativamente,  medidas  de acessibilidade  que  permitam  a  inclusão  de  pessoas  com  deficiência  aos  serviços prestados pelo Regional.

Atendendo ao caput do art. 25 da referida Resolução, o TRT da 19ª Região mantém uma Comissão  Permanente  de  Acessibilidade  e  Inclusão,  integrada  por  um  magistrado  e oito servidores (as) do Tribunal.

No tocante  ao art. 4º, inciso  I, da referida Resolução, que trata sobre  “o uso da  Língua Brasileira   de   Sinais   (Libras),   do   Braille,   da   audiodescrição,   da   subtitulação,   da comunicação aumentativa e alternativa, e de todos os demais meios, modos e formatos acessíveis de comunicação”, o TRT da 19ª Região tem adotado as seguintes medidas:

LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

O Tribunal utiliza intérprete de  Linguagem Brasileira de Sinais em suas  manifestações públicas,   a   exemplo   de   eventos   oficiais   e   sessões   administrativas   e   judiciais (solenidades de posse, cerimônias de entrega de insígnias, entre outros).

Exemplos:

DataEventoLinkTipo
14/12/2022Sessão Administrativa do Tribunal Plenohttps://www.youtube.com/watch?v=O2cVbY5Fty8&list=PLTvEREo2IwHZYQjVG-Idpfg0g6_XuXgCj&index=5Consecutiva remota ao vivo
01/02/2023Sessão Judicial do Tribunal Pleno

https://www.youtube.com/watch?v=vmk8EpruV7M&list=PLTvEREo2IwHYZiwtVpKm-cgAJD_6tg2jx&index=5

 

Consecutiva remota ao vivo
23/11/2022Sessão de Posse/ biênio 2022-2024https://www.youtube.com/watch?v=z4C_Bme8klo&t=6489sTransmissão ao vivo

 

Treinamentos

PeríodoCursoCarga horáriaNº de participantes
03/11/2022 à 20/04/2023Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS30h/aula11 (sendo que 4 já concluíram o curso,os demais estão para concluir)
19/12/2022Palestra    “A    era    da    ansiedade”    e  apresentação   do   Coral   da   Escola   de Cegos Ciro Acioli1h87(entre magistrados e servidores)
22/11/2021Temas  relativos  a  acolhimento,  direitos, atendimento e cotidiano de pessoas com deficiência4h83 servidores
13/10/2021 a 29/07/2022Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS60hs19 servidores e 3 terceirizados

 

VLibras

Ainda com relação aos portadores de deficiência auditiva, o portal do TRT da 19ª Região possibilita a utilização da ferramenta VLibras, programa de computador que permite a tradução automática do conteúdo do site para Linguagem Brasileira de Sinais(LIBRAS).

O VLibras pode ser acionado clicando nas duas mãos (símbolo que representa “acessível em Libras”) localizadas no lado direito da página ou na barra superior da página (linha azul marinho). Após o clique, o usuário terá acesso à página onde estão dispostas as orientações para a instalação e utilização do VLibras. Uma vez instalado, o ícone das libras aparecerá à direita do nosso site. Caso queira saber mais sobre o software, basta acessar o site VLibras, que ainda disponibiliza vídeos explicativos e manual de uso da ferramenta. O programa pode ser utilizado em computadores, celulares ou tablets.

Na barra superior da página (linha azul marinho) também se encontram outros ícones, tais como: aumentar fonte (A+), diminuir fonte (A-) e contraste, estes últimos relacionados à acessibilidade visual.

vlibras

LEGENDAS

O TRT da 19ª Região tem buscado aprimorar o uso de legendas no seu portal da Internet e  em  seus  vídeos  oficiais,  tais  como  nas  sessões  de  julgamento  e  nas  solenidades, cerimônias e demais eventos públicos.

Exemplos:

DataEventoLinkTipo
08/03/2023Reels LGPDhttps://www.instagram.com/p/Cph1PG5Aeel/Manual
07/02/2023Sessão hibridahttps://www.youtube.com/watch?v=m68ruaHOryIPre-gravada
02/12/20226ª Corrida e Caminhada TRT-19https://www.youtube.com/watch?v=TMwlgJRInqIPré-gravada

 

AUDIODESCRIÇÃO & DESCRIÇÃO DE IMAGENS

Com  relação  a  audiodescrições  e  descrição  de  imagens,  o  TRT  da  19ª  Região  utiliza, desde outubro de 2021, a descrição de imagens em seu perfil no Instagram (trtalagoas), fazendo uso de hashtags como #pracegover ou #pratodosverem, com o intuito de tornar as postagens acessíveis a todos.

No portal do TRT19 na Internet, as imagens/fotografias relativas às notícias apresentam legendas com a descrição das mesmas. 

Acessibilidade - legendaAcessibilidade - legenda

 

Descrição das imagens/fotografias relativas às notícias no portal do TRT 19ª Região

 

Acessibilidade - textos alternativos em imagens - 001

Acessibilidade - textos alternativos em imagens do portal

 

 

Acessibilidade do Portal (eMag)

O portal do TRT da 19ª Região permite o acesso ao conteúdo disponível para pessoas com deficiência, garantindo assim o atendimento à Resolução CNJ nº 215/2015 (art. 6º, § 4º, VIII); art. 2º, § 2º, da Resolução CNJ nº 401/2021 e as boas práticas previstas na Resolução CNJ nº 370/2021, e em aderência ao Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), um protocolo desenvolvido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), que está totalmente alinhado ao documento internacional WCAG 2.0 (Web Content Accessibility Guidelines: Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web). Essas normas cumprem exigências da Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência/Estatuto da Pessoa com Deficiência) e são de aplicação compulsória nos órgãos do Poder Executivo, podendo ser implementados em outras esferas.

Nesse sentido, durante o ano de 2023 realizamos um intenso trabalho de ajustes das páginas do Portal TRT19 para que mantenham um mínimo de 95% de conformidade com as recomendações do eMag. 

Além da força-tarefa para ajuste imediato das principais páginas, cobrindo 90% dos acessos ao portal, incluímos em nossos processos de construção de novas páginas e atualização a etapa de verificação de conformidade com e-Mag, garantindo assim que nosso portal se mantenha acessível a longo prazo.

 

Conteúdo de Responsabilidade da(o) Coordenadoria de Comunicação Social