Comissões
São os colegiados que representam a área temática "prestação jurisdicional" para tratar de iniciativas e assuntos finalísticos ligados diretamente ao cumprimento da missão institucional. São nacionais as comissões instituídas para aprimorar a prestação jurisdicional e cuidar de iniciativas e assuntos finalísticos ligados diretamente ao cumprimento da missão da Justiça do Trabalho.

Comitês
São os colegiados que tratam de questões transversais e interdisciplinares e representam as áreas temáticas: governança e estratégia; comunicação e transparência; documentação e memória; ética e integridade; pessoas; patrimônio, logística e sustentabilidade; orçamento e finanças; segurança da informação e proteção de dados; segurança institucional e tecnologia da informação e comunicação. São nacionais os comitês instituídos para aprimorar a organização e o funcionamento administrativos da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus.

Subcomitês
São os colegiados que apoiam a realização das funções de gestão, tratando de iniciativas e assuntos específicos derivados do comitê ao qual estejam associados. São nacionais os subcomitês instituídos para apoiar o comitê nacional ao qual estejam associados.

Grupos de Trabalho
São os colegiados temporários que se orientam por resultados, instituídos para analisar demanda definida no ato de criação e realizar entregas sob a forma de estudo, relatório, parecer ou proposta de normatização. São nacionais os grupos de trabalho instituídos para analisar demandas no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus e realizar entregas.