A Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC é o sistema pelo qual o uso atual e futuro da TI é dirigido e controlado.
Este sistema diz respeito ao conjunto de processos e mecanismos que têm como objetivo a melhoria contínua da capacidade da organização em gerenciar os recursos de tecnologia da informação da Instituição, buscando equilibrar os riscos e o retorno sobre os investimentos em TI, em alinhamento com o planejamento estratégico, de modo a contribuir para os resultados da área fim.
A Gestão de TIC está focada na implementação das decisões tomadas pela Governança de TIC. Assim, planeja, constrói, executa e monitora atividades alinhadas à estratégia estabelecida pela Governança.
O objetivo principal da governança de TIC é criar valor para a organização com base nas necessidades das partes interessadas. ponderando entre os benefícios alcançáveis, a otimização do uso dos recursos disponíveis e o gerenciamento dos riscos existentes.
Neste portal estão disponíveis à sociedade as principais informações relacionadas à Governança e à Gestão de TIC do TRT da 19ª Região, incluindo a organização das instâncias de decisão e as informações relacionadas à normatização, planejamento e execução dos projetos e processos de TIC.