Escola Judicial da 19ª Região é um órgão sem fins lucrativos, integrante da estrutura organizacional do TRT/19ª Região que visa promover meios que facilitem a especialização, aperfeiçoamento e atualização dos magistrados e servidores, objetivando o aprimoramento no domínio do direito e outras ciências correlatas, no âmbito da jurisdição do TRT da 19ª Região, bem como a melhoria da eficiência na prestação jurisdicional oferecida por este Tribunal.
Foi criada pela Resolução Administrativa (RA) nº 15/2007, de 31 de julho de 2007, a qual aprovou o Regimento Interno do referido órgão, que foi alterado pela Resolução Administrativa nº 01/2008, de 12 de fevereiro de 2008.
A Resolução Administrativa nº 27/2013, reestruturou a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, com amparo no art. 21, VIII, do Regimento Interno deste Tribunal.
Sua primeira diretoria foi composta pelo Desembargador Pedro Inácio da Silva (Diretor-Geral da Escola) e pelo Juiz Luiz Carlos Monteiro Coutinho (Vice-Diretor).
A gestão atual - 2022/2024 é composta pela Desembargadora Anne Helen Fischer Inojosa, como Diretora, tendo como Vice-Diretor o Juíz Flávio Luiz da Costa.
OBJETIVOS
Objetivo geral
A Escola Judicial tem por finalidade promover a formação inicial e continuada dos magistrados, a formação de servidores nas áreas de conhecimento vinculadas à atividade-fim do Tribunal e a formação de formadores.
Objetivos específicos
Áreas de atuação
No exercício de suas atribuições, a Escola Judicial 19ª Região, contemplará as seguintes áreas de atuação, com base em diagnósticos anuais de necessidades por ela realizados:
a) Formação inicial de Juízes
b) Formação continuada de Magistrados;
c) Formação inicial de servidores que exercem atividades-fim e meio;
d) Formação continuada de Servidores que exercem atividades-fim e meio;
f) Pesquisa em Educação e Gestão Judiciária;
g) Extensão do conhecimento sobre Justiça do Trabalho à sociedade;
h) Divulgação do conhecimento produzido;
i) Estágiários;
j) Adicional de Qualificação e pós-graduação.